domingo, 25 de maio de 2008

O que podemos fazer?






O que podemos fazer para evitar as queimadas, a poluição do ar, a destruição de nossos rios, o envenenamento do solo?




As repetitivas lições se sucedem em salas de aula de todo o mundo continuamente firmando a idéia de que temos que preservar o meio-ambiente. Campanhas mundiais de conscientização tentam mobilizar as pessoas em favor de causas tão nobres quanto à preservação de espécies animais ou o combate à devastação de vastas áreas florestais. Grupos organizados manifestam-se de forma a expressar a preocupação quanto aos níveis de poluição e destruição ambiental do solo, do ar e da água.
São evidentes avanços percebidos ao longo dos últimos anos para a questão ambiental, de vital importância para a preservação da vida em nosso planeta, inclusiva a nossa. Apesar disso a natureza tem mostrado a sua fúria contra as agressões que sofre continuamente a partir das ações da humanidade. O calor se torna a cada novo dia mais insuportável, há registros de maremotos e tremores de terra em diferentes regiões do mundo, as calotas polares estão derretendo, animais se extinguem em virtude da ação nociva do homem,...
O que está faltando para que realmente sejamos mais efetivos nessa luta contra a devastação ambiental? O que mais podemos fazer?
Informação continua sendo a melhor resposta para essa questão. Por mais que já estejam integrados aos currículos escolares ou presentes nos grandes jornais os artigos e materiais acerca da questão ambiental, temos que propagar ainda mais essa premente temática e fazer com que mais e mais pessoas se interessem, discutam, participem suas opiniões e tomem atitudes em favor da preservação dos recursos naturais.
Nesse sentido o papel da Internet também é decisivo. Para tanto temos que separar o joio do trigo e perceber quais são os portais ou sites especializados que realmente apresentam dados e informações confiáveis. Para responder a uma parte desses anseios trazemos através de nossa coluna Dicas de Navegação informações sobre o site O Eco (www.oeco.com.br).
Trata-se de um portal diferenciado por ser justamente engajado nessa tão nobre batalha em prol da preservação da natureza. Isso não é pouco, pois a paixão que move os idealistas é o principal combustível para as mais importantes e relevantes realizações da humanidade em todos os tempos.
Todas as palavras escritas, mobilizações realizadas, forças reunidas e ações concretas em prol do meio-ambiente que puderem ser efetivadas fazem parte de um esforço que O Eco promove a partir de seu site, por isso o trazemos aqui para que os internautas que circulam pelo Planeta Educação o conheçam.






Nenhum comentário: